1 2 3 4

Especial Vinte Anos de O Rei Leão - A Origem



 

   Este é o primeiro post do Especial Vinte Anos de O Rei Leão. Para não deixar passar em branco, a comemoração das duas décadas deste clássico Disney, eu farei posts falando dos três filmes e buscando analisar detalhes pouco vistos. Vamos ao primeiro post, que é algo mais genérico sobre a criação e o sucesso dessa obra que reverbera até hoje em nossos dias!



   Há exatos vinte anos, chegava aos cinemas mundias um dos filmes de maior bilheteria da história! O clássico animado Disney, O Rei Leão.
   Para quem não conhece a história (acho difícil),  O Rei Leão narra as aventuras do filhote de leão, Simba, destinado a ser rei das Terras do Reino, mas perseguido pelo invejoso irmão de seu pai, Scar. Contudo, hoje não pretendo fazer uma análise sobre a história do filme, e sim, sobre o grande fenômeno que o clássico se tornou, sendo até hoje, após duas décadas uma das maiores bilheterias do cinema.
   Muitos podem acreditar que o filme do leãozinho Simba sempre esteve destinado ao sucesso, mas no ano de 1994, o dilema nos estúdios Disney era em qual filme trabalhar. Simultaneamente ao Rei Leão, o filme de Pocahontas estava sendo produzido, e, buscando repetir o sucesso de Alladin e A Bela e a Fera, os estúdios Disney desejavam algo sólido e inovador que pudesse arrebatar o coração das crianças do mundo todo. A maior parte da elite de produção da época, optou por trabalhar no romance Shakespeariano de Pocahontas, achando o enredo de O Rei Leão arriscado demais. E por fim, entre junho e julho de 1994 O Rei Leão foi lançado nos cinemas, com certo receio dos estúdios, e tornou-se um dos maiores fenômenos que todos nós conhecemos! Ficando em primeiro lugar nas bilheterias americanas, o longa não só repetiu o sucesso de Alladin, como bateu filmes como Forrest Gump, O Máscara, True Lies, Velocidade Máxima, sendo a 19° maior bilheteria da história, perdendo apenas para Frozen (2013) e Toy Story 3 (2011) entre animações.

                                
(cartaz da época -1994) 
                           



     No ano de 2011, com um relançamento em 3D, 17 anos após sua estréia original, o filme emplacou o primeiro lugar, novamente, das bilheterias americanas e canadenses por duas semanas seguidas, repetindo o sucesso em todo o mundo.

(cartaz da época -2011) 
 
    Com imagens exuberantes, personagens vibrantes e profundos, canções compostas por artistas como Elton John e Tim Rice, o 32° longa-metragem de Walt Disney assumiu perpetuamente o seu lugar junto aos clássicos, não somente da animação, mas do cinema.

(confira o trailler da versão de 2011)
 

    E para quem acha que a história perdeu fôlego, ai vem uma novidade, com lançamento previsto para 2015, os estúdios Disney estão produzindo uma série para televisão que narrará a história de Kion, segundo filho de Simba e Nala. O The Lion Guard mostrará as aventuras deste sapeca leãozinho, que junto de seus amigos, protegerá às Terras do Reino. Muitos dos personagens favoritos do filme original voltarão: Kiara, Rafiki, Timão, Pumba, e vai rolar até mesmo aparições de Mufasa. A série estréia com um filme de duração aproximada de 1 hora e seguirá com episódios exibidos pela Disney Júnior.

(Kion, segundo filho da linhagem de Simba)


 

     Como fã confesso da franquia, estou bem curioso quanto a série The Lion Guard. A animação é voltada para um público menor de 2 a 7 anos que não conheceu  O Rei Leão. Tenho medo de isso tornar a história um tanto infantilizada, ou até mesmo, enfraquecer a imagem bem consolidada do filme original. Sabemos que clássicos como O Rei Leão habitam o coração de milhares de fãs atentos e exigentes, e The Lion Guard, embora para um público fortemente infantil, precisa ser aprovado por todos que amaram e ainda amam os moradores das Terras do Reino. Fiquei curioso como será mostrada a rotina, por exemplo, da Pedra do Rei. Sei que Kiara irá aparecer, mas ela ainda será apenas princesa? Kovu será ao menos mencionado? Ambos terão filhotes? Enfim, The Lion Guard pode ser mais uma obra prima, ou um perigoso tiro no pé. Mas acredito(e espero) que a Disney esteja bem ciente da importância da saga de Simba e não irá trazer nada aquém do filme original.

    O universo de Simba e cia parece estar longe do fim, nosso especial segue em breve, com posts sobre O Rei Leão 2 - O Reino de Simba e o controverso, O Rei Leão 3 - Hakuna Matata.


Por Tiago Leão




Nenhum comentário

Postar um comentário